Venda tipo representação

Um dos tipos de venda que você pode realizar no sistema são as vendas tipo representação. Este tipo de venda ocorrerá no sistema quando você estiver representando outra empresa. Ou seja, não são os seus produtos que estão sendo vendidos, mas sim de outra empresa e você receberá apenas uma comissão por esta venda.

Para realizar este tipo de venda, ao criar um novo orçamento ou pedido, no campo Origem da Venda você deve selecionar a opção Venda Tipo Representação.

Você deverá preencher os demais campos normalmente, como o cliente, produtos, valores, entrega, entre outros. Ao adicionar os produtos, você terá os campos de Comissão, na seção Expandir de cada produto. Você deverá informar tanto a sua comissão quanto do seu vendedor. 

Comissão Representada: este será o primeiro cálculo de comissão realizado. O valor será calculado com base no valor total da venda e a alíquota da comissão da representada. O valor da comissão da representada será equivalente ao valor de faturamento do pedido.

Comissão Vendedor: será o segundo cálculo de comissão. O valor será calculado com base no valor da comissão da representada e a alíquota da comissão do vendedor. Ou seja, não será considerado o valor total da venda, mas sim o valor total da comissão da representada.

Isto ocorre porque o seu vendedor receberá a comissão somente com base no valor que a sua empresa receberá (comissão da representada).

Depois de salvar e aprovar o pedido/orçamento, você pode realizar o faturamento. O procedimento de faturamento é padrão do sistema, porém a venda tipo representação não irá movimentar o estoque.

Além disso, no financeiro não será lançado o valor total da venda, mas o valor das comissões. A comissão da representada será uma receita (valor que você receberá da empresa representada) e a comissão do vendedor será uma despesa (valor que você pagará ao seu vendedor).