Gerando um novo Boleto Bancário

Para gerar um boleto, inicialmente você deve cadastrar seu banco em Cadastro Base - Bancos. Veja o tutorial clicando aqui.

Além disso, você deve ter um lançamento financeiro cadastrado no sistema. Ele pode ser criado manualmente ou através do faturamento de uma venda.

Após estes procedimentos iniciais, você deve acessar o Menu Financeiro - Submenu Lançamentos para realizar a geração do boleto.

Para que esta geração seja possível, na listagem de lançamentos devem ser observadas três colunas: 

- Tipo: o lançamento deve ser uma receita. Não será possível gerar boletos de despesas.
- Situação: a situação deve estar como Não Pago. Se já estiver pago ou estiver vencido, o boleto não poderá ser gerado.
- Conta Bancária: deve estar preenchido com o banco que você cadastrou anteriormente, e que será utilizado para a geração do boleto.

Depois de localizado o lançamento desejado, você deve selecioná-lo no Check Box presente na primeira coluna da listagem.

Após clique no botão branco Mais Ações e selecione a ação Gerar Boletos.

Selecionando esta ação, o sistema abrirá uma nova para verificação e edição das informações do boleto. 

OBS.: Caso desejar agilizar a emissão dos seus boletos, e gerar de forma rápida o PDF do boleto bancário, esta ação poderá ser 'pulada'. Basta escolher esta opção em Configurações> Configurações do ERP dentro da seção "Configurações dos Boletos" selecionando a opção "Pular Edição ao Gerar Boletos".

A tela de geração do boleto já virá com os dados previamente preenchidos, como o banco e carteira homologados, valor, vencimento e número do boleto, dados do sacado, entre outras informações.

Caso alguma informação não esteja correta, ela deverá ser corrigida. Com todos os dados corretos, clique no ícone "Salvar" no canto superior da tela.

Após salvar, o sistema abrirá a janela de download e impressão do boleto bancário.

Basta clicar sobre o ícone de impressão para ter acesso ao boleto gerado.

Obs.: Todos os boletos gerados podem ser visualizados no Menu Financeiro - Submenu Boletos:

Regra para atribuição do Número do Documento no Boleto:

O ERP VG SISTEMAS preenche automaticamente o número do documento nos boletos gerados seguindo algumas regras:

1 - Se o boleto for gerado a partir de um lançamento originado de uma venda com Nota Fiscal Eletrônica emitida, o ERP VG SISTEMAS irá colocar no número do documento do boleto a informação "NF <Número da NFe>".

2 - Se o boleto for gerado a partir de um lançamento originado de uma Ordem de Serviço com Nota Fiscal de Serviço emitida, o ERP VG SISTEMAS irá colocar no número do documento do boleto a informação "NFS <Número da NFSe>".

3 - Se o boleto for gerado a partir de um lançamento originado de uma venda sem emissão fiscal, o ERP VG SISTEMAS irá colocar no número do documento do boleto a informação "P <Número do Pedido>".

4 - Se o boleto for gerado a partir de um lançamento originado de um Contrato com Nota Fiscal de Serviço emitida, o ERP VG SISTEMAS irá colocar no número do documento do boleto a informação "NFS <Número da NFS>".

5 - Se o boleto for gerado a partir de um lançamento originado de um Contrato sem emissão fiscal, o ERP VG SISTEMAS irá colocar no número do documento do boleto a informação "C <Número do Contrato>".

6 - Se o boleto for gerado a partir de um lançamento avulso mas com número de documento preenchido, o ERP VG SISTEMAS irá colocar no número do documento do boleto a informação "<Número do documento do Lançamento>".

7 - Se o boleto for gerado a partir de um lançamento avulso sem número de documento preenchido, o ERP VG SISTEMAS irá colocar no número do documento do boleto a informação "L <Número do Lançamento>".

Bancos homologados para conciliações bancárias:

O ERP VG SISTEMAS realiza conciliações bancárias para controle financeiro.

Suas operações são a importação de arquivo OFX e envio de remessa e carregamento de retorno de boletos gerados no sistema.

Segue abaixo lista dos bancos e sua operação que é possível configurar no ERP VG SISTEMAS :

* É possível solicitar novas homologações de bancos que não estão na lista e daqueles que não estão homologados. Para isso, encaminhe um e-mail para comercial@vgsistemas.com.br. De preferência, envie com o Manual de homologação e a Carteira do banco para realizar a integração.

Lembrando que o sistema utilizará o CNAB 400 (Layout) ou CNAB 240 para a geração dos boletos e seus respectivos documentos.